Proteja seu PC - Conhecendo as ameaças.

Este é o primeiro artigo de uma série onde pretendo comentar um pouco sobre proteção em computadores. O objetivo desses artigos é simples: instruir os usuários à conhecer e eliminar as ameaças à segurança que circulam pela rede mundial de computadores.

Nos dias de hoje é impossível dizer que se está 100% seguro contra infecções, ataques ou invasões ao seu computador, mas é possível se proteger para dificultar a ação dessas ameaças, mas antes de colocar a mão na massa, vamos conhecer um pouco o que são e como agem a maioria dos programas maliciosos que oferecem risco à segurança de seu computador.
 Vírus: São software que, como o nome sugere, infectam o sistema e na maioria das vezes tentam se espalhar. Sua finalidade na maioria das vezes é tirar alguma vantagem do sistema infectado, ou de seu usuário.

Worm: Esse tipo de ameaça se espalha por uma rede, geralmente através de uma backdoor, sua finalidade é dar acesso total ao computador para o hacker que espalhou a infecção.

Trojan: Também conhecidos no Brasil como cavalos de troia: Um arquivo malicioso dentro de outro arquivo que chame a atenção do usuário. É necessário clicar no arquivo para que o malware se espalhe por seu computador.

Spyware: Programa que se instala geralmente sem o conhecimento do usuário. Sua finalidade é monitorar o computador infectado, revelando ao hacker o que você costuma acessar em seu computador e tudo que você digita, inclusive suas senhas.

Rootkit: Se instala na raiz do sistema operacional e costuma se camuflar tomando a identidade de arquivos nativos do sistema. Sua finalidade é dar acesso remoto ao computador infectado.

Phishing: Fraude em que se tenta enganar o usuário para que ele revele informações e senhas. São construídos sites, programas ou enviados e-mails parecendo ser de empresas ou instituições renomadas para "fisgar" as vítimas.

SPAM: E-mails indesejados enviados aos usuários, que vão desde propagandas de produtos e sites e mensagens de phishing a publicidade de sites pornográficos e mensagens contendo vírus.

Agora que já conhecemos as ameaças, vamos aprender à combatê-las, aguarde o próximo artigo!