Redes Sociais: FacebookHome transforme seu celular em facebook!

Só que não... é assim que eu inicio essa postagem, e você vai entender isso, mais a frente. Primeiramente eu vou explicar, para quem não está por dentro do assunto, o que é o FacebookHome.


O que é FacebookHome?


FacebookHome é um novo aplicativo da rede social mais acessada do mundo específico para celulares e, no momento, restrito aos seguintes modelos: HTC One X, HTC One X+, Samsung s3 e Samsung Galaxy Note 2. O principal diferencial do aplicativo, e inclusive sua funcionalidade, em geral, está na função de que seu aparelho irá se tornar literalmente uma extensão do facebook, sendo que você poderá receber notificações na tela e até mesmo conversar, através do sistema de mensagens da rede, enquanto executa outros aplicativos, que nada tem em comum com o facebook. Parece uma ótima ideia para quem curte ficar conectado, não?

Não!

Devido a restrição de aparelhos que a rede autorizou o download via meios legais (Google Play) já dá logo para sacar qual o público que eles estão buscando (vale lembrar que o facebook, acima de tudo, é uma empresa de Marketing) que podemos chamar de classe média e alta (claro que nem todo mundo que tem um galaxy é classe média... mas eles estão excluindo descaradamente quaisquer pessoas que tenham um poder aquisitivo menor). Tá bom, até aí eu entendi, mas porque NÃO é uma boa ideia? Simples, sendo o facebook uma empresa de marketing e tendo a mesma delimitado um nicho de consumidores, obviamente eles irão se aproveitar disso de alguma maneira para lucrar, e logicamente, como toda empresa de marketing, esse lucro se dará através da inserção de propagandas nessa aparente maravilha denominada facebookhome. Claro que, não existe absolutamente nada de errado com isso, o facebook pode e deve explorar ao máximo, nos limites da ética e da lei, sua capacidade de expansão e lucro, mas o que eu acho, de verdade, é que a sociedade (generalizando) não está preparada para usar o facebookhome, vou explicar porque, mas primeiro faço o convite para que vocês assistam ao vídeo de lançamento oficial do aplicativo:


Claramente o vídeo mostra a quantidade de distrações que o aplicativo proporciona, e a imersão do usuário na realidade virtual não é mero sensacionalismo do vídeo, é perfeitamente possível se desconcentrar da sua atividade e perder alguns (ou muitos) minutos verificando seu perfil, vendo um vídeo, visualizando um álbum de fotos ou conversando com um ou mais amigos no messenger, e como tal atividade será realizada em uma tela de menos de 5", sua atenção estará completamente voltada a essa tarefa, te impedindo de atender o telefone ou checar um e-mail enquanto dá uma rápida espiada em seu perfil, como acontece hoje em ambientes empresariais em computadores desktop ou notebooks.

Bom, deixei aqui meu ponto de vista sobre o assunto, gostaria de acrescentar que se você não tem um dos aparelhos listados é perfeitamente possível que você instale o facebookhome mesmo assim, desde que seu aparelho não seja tão desatualizado (não vi ainda, mas acredito que os requisitos mínimos sejam ICS 4.0 e uma boa quantidade de memória RAM), e desde que você saiba procurar aplicativos no google e a instalar aplicativos pelo cartãoSD. Se você é um amante do facebook e quer ficar 24horas por dia literalmente conectado ao mesmo, essa é sua grande chance, apesar dos pesares. Agora se você é como eu e usa a rede apenas casualmente, para flertar com alguém ou colocar o papo em dia com meia duzia de amigos e compartilhar duas ou 3 imagens engraçadas que você viu enquanto via um monte de outras coisas inúteis, o aplicativo atual do facebook já preenche todas as suas necessidades, portanto não se descabele!